sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Pantanal

“Pantanal” foi uma novela de Benedito Ruy Barbosa transmitida pela primeira vez em 1990 pela extinta Rede Manchete. Naquela época a novela atingiu 40 pontos na audiência, sendo a primeira a bater a audiência da Globo, e ainda recebeu os seguintes prêmios: APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte.Melhor Novela, Melhor Atriz - Jussara Freire, Melhor Ator - Cláudio Marzo, Revelação Masculina - Ângelo Antônio, Melhor Diretor - Jayme MonjardimTroféu ImprensaMelhor Novela, Melhor Atriz - Jussara Freire, Melhor Ator - Cláudio Mar, Revelação do Ano - Cristiana Oliveira.
A rede Manchete produziu uma grande façanha na televisão brasileira: produzir uma novela sem apelar para a baixaria, gritaria, nem para humor negro, nem para o sensacionalismo.
O enredo da novela foge da mesmice das outras novelas, abordando inclusive lendas da região, como um velho que se transforma em sucuri, o “véio do rio” e a mulher que vira onça, conhecida como Juma Marruá.
Esta produção tornou-se um clássico e foi transmitida pelo SBT em 2008. Não houve uma audiência tão grande como em 1990, mas outros autores deveriam seguir o exemplo e inovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário