domingo, 24 de maio de 2009

Má organização e cidadãos de má índole acabam com Jaguariúna Rodeo festival 2009

O Jaguaruina Rodeo Festival é o segundo maior evento country do Brasil, perdendo apenas para a Festa do Peão de Barretos.
Como em todas as festas, a maioria das pessoas vão para se divertir, porém, sempre tem indivíduos que vão para brigar; como, por exemplo, pessoas mal-intencionadas que praticam artes marciais e querem mostrar os golpes que aprenderam.
Em 20 anos o evento cresceu, ganhou fama e foi transmitido em 180 países na última edição (2008). Houve crescimento de público, receita, fama; mas não houve crescimento em organização.
Na noite de sexta para sábado, o evento recebeu mais de 27 mil pessoas para acompanhar o show de João Bosco e Vinícius.
Entretanto, por volta de 1h30 da madrugada houve uma confusão e muitas pessoas foram pisoteadas. Resultado: quatro mortos e 11 feridos. Os shows de Victor e Léo e Roberto Carlos, que deveriam ocorrer respectivamente nos dias 23 e 24 foram cancelados.
Tragédias como esta acontecem por falta de organização. Um ponto muito fraco da segurança em rodeios é a fiscalização na entrada. Qualquer pessoa pode adentrar na festa com armas e drogas tranquilamente. A segurança também não deveria permitir que se formassem aglomerações em frente aos portões das arenas nos minutos que antecedem os shows.
Apocalipse do evento
Como o rodeio de Jaguariúna é transmitido para 180 países, a tragédia serviu para revelar ao mundo mais uma vez, o modo que o Brasil trata seus eventos. O lucro dos organizadores está em primeiro plano. Já a prestação de um bom serviço, está bem atrás.
Na próxima edição do rodeio será mais difícil arrumar patrocinadores para organizar este evento, que tende a ter um fim semelhante ao "Vale Rodeio Show". O "Vale Rodeio", como era conhecido popularmente em São José dos Campos, era uma festa de peão que foi realizada entre 1998 e 2002.
Em 1999, aquela festa chegou a ser a terceira maior do Brasil, perdendo apenas para a de Barretos e a de Jaguariúna. Infelizmente, antes do show de Zezé di Camargo e Luciano, aonteceu uma confusão semelhante à de Jaguariúna. Uma garota foi baleada e morreu.
Nos anos seguintes a este fato, o público do "Vale Rodeio" foi diminuindo gradativamente até chegar ao fim. Embora a festa de Jaguariúna seja bastante popular, haverá sempre o receio do público em comparecer à esta festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário