sábado, 17 de outubro de 2009

Gaviões da Fiel e Vila Isabel levarão suas paixões centenárias para a avenida


Faltam quatro meses para o Carnaval 2010, mas a Gaviões da Fiel e a Unidos de Vila Isabel já definiram seus enredos. As duas agremiações vão homenagear personagens venerados por estas comunidades.
A Gaviões vai em busca de seu quinto título com o enredo “Corinthians minha vida, minha história, meu amor”, um tributo ao centenário do Corinthians. A Vila Isabel vai homenagear o sambista Noel Rosa, que completaria cem anos em 2010. O enredo da escola carioca será: “Noel: A presença do poeta da Vila”, escrito pelo sambista Martinho da Vila.

Não é a primeira vez que Gaviões e Vila Isabel abordam estes temas no Carnaval. A fiel torcida “cantou” o clube alvinegro em 1998 e outras três vezes quando ainda era um bloco carnavalesco, em 1976, 1978 e 1985. A Vila homenageou seu poeta em 1982.

Curiosamente, nenhuma destas escolas foram campeãs do grupo especial do carnaval quando homenagearam a própria “imagem semelhança”. Quem sabe a Gaviões, quarta colocada no carnaval de São Paulo 2009, e a Vila Isabel, quarta colocada no carnaval carioca não erguem a taça no ano que vem.

Vila Isabel e Noel


Noel Medeiros Rosa é o personagem mais ilustre do bairro Vila Isabel, sendo motivo de orgulho até para o grande sambista Martinho da Vila. Não raro, os compositores desta comunidade fazem alusão a Noel.


No samba enredo de 2009 há um trecho que diz “Aos mestres da folia, um baile de gala, com a orquestra lá no bairro de Noel”. Certamente o sambista ficaria orgulhoso com as homenagens prestadas pela Vila.

Infelizmente Noel morreu em 1937, e a Unidos de Vila Isabel foi fundada somente em 1946.O poeta compôs alguns sambas sobre seu bairro. Entre eles: “Feitiço da Vila”, gravado por grandes ícones da música brasileira, como Martinho da Vila e Caetano Veloso.

Corinthians e a Gaviões da Fiel
A Gaviões é a primeira escola de samba fundada por uma torcida organizada. Todos os anos a escola traz um gavião com o símbolo do Corinthians no carro abre-alas.

A maior parte da torcida é formada por corinthianos, mas existem torcedores de outros times que torcem por esta agremiação.

O fanatismo da fiel torcida é tão grande que a escola nunca utilizou a cor verde, a cor do arqui rival, o Palmeiras.
Ouça o samba enredo da Gaviões da Fiel de 2010

8 comentários:

  1. nem chegou o natal...e ja esta i o carnaval...eee...esse tempo passa.....

    ResponderExcluir
  2. ... nada se cria... tudo se copia...
    mas enfim, boa sorte pra ele..

    mas q eh foda pnsar em carnaval agora, é...
    visite-me: http://leituraopinativa.blogspot.com/2009/09/bate-e-volta.html

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a proposta do seu blog!
    volto mais, com calma, porém te sigo pra não perder-te de vista. abs

    ResponderExcluir
  4. Se depender na minha torcida a Gaviões da Fiel já é a campeã de 2010. Sou uma corinthiana meio sem-vergonha, mas não infiel. Quanto à Vila Isabel,amo Noel Rosa, mas vou torcer pela Mangueira. Você comentou no meu blog, eu vim aqui e encontro um corinthiano, maravilha. Um abraço. Vou ouvir o samba enredo.

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo avassalador... Sou fã de carteirinha da Vila Isabel... já estamos preocupados com o destino da arrecadção da quadra que está bem no meio do fogo cruzado!
    Tomara que tudo se equilibre e resolva rapidamente...

    ResponderExcluir
  6. Cara... Acho Carnaval apenas um Bacanal a céu aberto pra gringo vir no Brasil e fazer um foda-se total... Não acho graça em carro alegórico e tal... Sò gosto de feriado porque dá pra dar uma descansada... Tenho afinidade pela a Vai-Vai e quero que a Gaviões se exploda.... huahuahuahua... E daqui quero ver o Ronaldo subir em um carro gordão e quebrar o carro... huahuahua

    www.usbagui100futuro.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Boa sorte pra essas duas escolas de samba ...

    ResponderExcluir