sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fotojornalismo, a “asa negra” dos concursos para jornalistas

Estudar para um concurso em busca de uma vaga para jornalista é uma tarefa árdua. Os concursos nesta área são raros, e quando surge uma oportunidade a concorrência é enorme. Para passar, é preciso estudar no mínimo cinco horas ao dia e rever quase tudo que foi ensinado na faculdade.

Sempre aparecem questões sobre Teoria da Comunicação, Jornalismo Segmentado, Jornalismo Comunitário, Gêneros Jornalísticos, etc. Estas matérias são bem ensinadas nas faculdades de Jornalismo. Entretanto, a matéria que mais complica o pretendente ao cargo de jornalista é o Fotojornalismo porque certamente o candidato vai se deparar com algo não visto na universidade.

As faculdades de Jornalismo não dedicam muito tempo ensinando as técnicas de fotografia. No curso oferecido pela Universidade Metodista - considerada uma das melhores do país - o fotojornalismo é abordado em apenas dois semestres e o aluno aprende muito pouco.

Portanto, se você é jornalista e pretende prestar um concurso na área, baixe o programa Photoshop, procure se aprofundar em tratamento de imagens, leia bastante a respeito do tema, pois em concursos públicos, cada pergunta certa é um passo rumo a um novo emprego.

3 comentários:

  1. E aí, cara. Que coincidência eu ter visto o seu comentário agora, bem na hora quando estava ouvindo o disco Cartola (1976), que é maravilhoso.

    O meu blog reflete mais o meu gosto musical e, como sou apaixonado por rock, ele aparece mais. Mas eu procuro sempre postar coisas diferentes (que eu também gosto), como jazz, pop e música brasileira, é claro.

    Ah, dá uma ouvida no meu TCC, tenho certeza de que irás gostar. Um documentário sobre os 50 anos da Bossa Nova, com participações de Milton Nascimento, Marcos Valle, Carlos Lyra, Roberto Menescal e outros.

    Abração e volte sempre!

    ResponderExcluir
  2. O link é esse:

    http://esteticamusical.blogspot.com/2009/02/na-onda-da-bossa.html

    Sobre o teu post, cara sou uma negação em Photoshop e coisas do tipo. Vale a pena mesmo o cara saber isso.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. estou pensando seriamente em cursar jornalismo, mas o desemprego fala mais alto, o medo de nao conseguir é fogo.
    otimo blog!

    ResponderExcluir