quarta-feira, 1 de julho de 2009

"A Cabana", uma história de elevação espiritual

“A Cabana” é um livro escrito por William P. Young, publicado nos Estados Unidos que vendeu mais de 2 milhões de cópias. Esta obra nos permite refletir sobre o perdão e principalmente, como os seres humanos geralmente se julgam capazes de julgar seus semelhantes.

A obra é baseada na história de Mack, um homem que foge de casa aos 13 anos após ser violentado pelo pai alcoólatra. O tempo passa ... ele se casa com Nan e tem quatro filhos.

Um dia este homem recebe uma carta anônima dizendo que “Papai” o convidava para passar o fim de semana na “Cabana”, um parque estadual localizado em Oregon, Estados Unidos. Em um momento de descuido, Missy, a filha mais nova é seqüestrada e morta por um criminoso procurado em nove Estados norte-americanos.

Quatro anos depois, Mack retorna sozinho à Cabana para passar um fim de semana. Lá, ele se encontra com Deus, Jesus e o Espírito Santo. Após o encontro, Mack modificou sua visão em relação à justiça, ao perdão, ao amor e ao relacionamento dos homens com si próprios e de Deus com os seres humanos.

Depois de muita insistência, Mack percebe que aos olhos do Criador, todos os filhos são amados da mesma forma, sejam seus atos bons ou ruins. Do mesmo jeito que cada pai ama seus filhos igualmente, não importa a qualidade de seus atos.

Desde a criação do universo cada ser humano passa por momentos agradáveis e desagradáveis, mas estão despreparados para enfrentar as adversidades. Quando nos deparamos diante das dificuldades nos avaliamos vítimas de injustiças divinas e consideramos nosso sofrimento maior do que o dos outros.

Infelizmente estamos sujeitos a perder um ente querido, um objeto conquistado com sacrifício, a sofrer um acidente, ou a contrair uma doença grave. Entretanto, isso não tem nada a ver com justiça divina. O que Deus espera da humanidade, principalmente daqueles que crêem nele, é conceder o perdão, amar ao próximo, deixar de julgar as pessoas e não fazer justiça com as próprias mãos.

Se fazemos algo de errado deus nos dará a oportunidade de nos redimir. Se algum semelhante nos fez algo de errado teremos a oportunidade de perdoá-lo. Mais de 2 mil anos após o julgamento de Jesus, o Cristianismo é a religião mais popular do mundo, sendo que o Catolicismo agrega mais de 150 milhões de adeptos.

Entretanto, poucas pessoas conhecem o legado de Jesus. Por isso a humanidade continua com a mesma mente julgadora, vingativa e violenta desde quando Jesus foi crucificado até hoje.

3 comentários:

  1. Apesar de muitos escritores ultravalorizados, gosto de literatura americana. O post em questão é ótimo, mas ainda não li este A Cabana. Vou procurar! Venha conhecer meu blog amigo jornalista. Escrevo sobre cinema! Comente e argumente! http://cinemasemtempo.blogspot.com

    Abraçosssssss

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro interessante. E é verdade, se todos soubessem perdoar, teriamos menos conflitos.

    ResponderExcluir
  3. Mudou o layout do blog, cara?

    Tá bem legal.

    Abraço

    ResponderExcluir