segunda-feira, 13 de julho de 2009

"Português passo a passo" do Professor Pasquale, uma solução para minimizar erros de português

Escrever é um hábito necessário para a maioria das pessoas, seja um relatório na empresa, uma redação na escola ou um trabalho universitário. Um texto bem escrito pode definir uma promoção no trabalho, uma aprovação no vestibular, uma aprovação em concurso ou uma boa nota na faculdade ou no colégio.

Apesar disso, é normal as pessoas se complicarem ao escrever. As regras da língua portuguesa são relativamente difíceis de aprender, o que nos leva a cometer vários erros.

Uma solução para minimizar as falhas é ler obras de regras gramaticais. O gramático professor Pasquale publicou uma série de livros chamada “Português passo a passo” que trazem dicas importantes de português que o leitor comum desconhece. São regras de como pontuar corretamente, evitar palavras desnecessárias e evitar termos consagrados pelo mau uso, mas estão errados, etc.

Exemplos de termos errados:

Em propagandas de automóveis, por exemplo, as empresas gravam comerciais com os termos “bancos em couro” e “semi-novos”. De tanto o público ler e ouvir estes termos, imagina-se que estão corretos. Porém, ambos estão errados. Não existe “bancos em couro”, o correto é “bancos de couro” e a forma “semi-novos” está errada, a maneira certa de escrever é “seminovos” junto e sem hífen.

Outro exemplo interessante é o termo “No sentido de”, utilizada com frequência no lugar da palavra “para”. A primeira forma é desnecessária, não é objetiva e é feia.

Estes são apenas alguns exemplos de erros cometidos rotineiramente quando nos propomos a escrever. Nos livros de Pasquale há muitas dicas que podem aprimorar o texto. É útil para pessoas de qualquer idade, principalmente para quem lida com textos constantemente.

3 comentários:

  1. Fodástico... Se mais pessoas se preocupassem em respeitar a língua portuguesa, talvez ninguém precisaria se importar com reforma gramatical.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Prof Pasquale é foda! Ele dá dicas pelo twitter.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. O que ferra o brasileiro como um todo, é a falta de hábito de leitura! Como pretende escrever melhor, se a única coisa que lê é a parte esportiva do jornal e olha lá! rsrs ¬¬

    ResponderExcluir