sábado, 4 de julho de 2009

O concorrido mercado de Assessoria de imprensa

Passou a época em que as assessorias de imprensa eram formadas apenas por relações públicas e jornalistas. Hoje em dia o mercado de assessoria de imprensa, (AI), também é formado por publicitários e marqueteiros. Esta área encontra-se em constante expansão e as faculdades de comunicação deveriam ensinar melhor em seus cursos.

Esta matéria é ensinada durante apenas um semestre. Isso torna a noção do aluno insuficiente em AI, a não ser que o estudante realize um estágio neste setor.

O assessor é responsável por diversas ações, como: divulgar produtos e ações institucionais, marcar entrevistas coletivas, redigir textos que enaltecem seu cliente (mas sem exageros), ajudar a superar crises empresariais e promover a comunicação interna em uma empresa; com a elaboração de jornais murais e o conteúdo da Intranet.

O jornalista é o profissional mais preparado para exercer esta função, por ser um especialista em redigir textos. Além disso, o assessor precisa conhecer a rotina de uma redação e manter um bom relacionamento com a imprensa.

Isso não restringe a atuação de outros profissionais numa assessoria. Há no mercado diversos cursos de Assessoria de Imprensa de 30 horas, com preços acessíveis. Os interessados devem ter conhecimento na área de comunicação. Aquele que conclui o curso sai com certificado de assessor e com conhecimento suficiente para exercer o cargo.

3 comentários:

  1. Obrigado pela visita em meu blog.
    O Seu blog é shpw, adorei esse texto, vc trabalha em alguma emissora ou coisa assim?
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Ainda não, estou no ensino médio ano que vem quero cursar jornalismo. Tenho muito que melhorar na escrita e talz hehehe. Coisas que só irei aprender em uma universidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. E aí, xará.

    Eu trabalhei dois anos em uma assessoria e sei como é.

    Belo texto.

    Abraço

    ResponderExcluir